Caracterização do território

O concelho de Faro situa-se no Sul de Portugal, na zona central da região NUTS II Algarve, junto ao litoral. É atravessado por um troço da Via do Infante (A22) e pela Estrada Nacional 125, que o cruzam paralelamente à costa. A Via do Infante é, igualmente, o principal acesso à A2, que liga a região do Algarve à capital do país, Lisboa, num percurso de aproximadamente 300 quilómetros, correspondentes a cerca de 3 horas de viagem.


Este concelho é limitado a Norte e a Oeste pelo município de S. Brás de Alportel, a Leste por Olhão, a Oeste por Loulé e a Sul tem a costa no oceano Atlântico. A cidade constitui, através do aeroporto de Faro, a segunda maior entrada externa do país, conferindo-lhe um cunho vincadamente cosmopolita.

Este concelho agrega seis freguesias. São Pedro, Sé e Montenegro são consideradas urbanas; Santa Bárbara de Nexe e Conceição medianamente urbanas e Estoi é a única que se enquadra como predominantemente rural.
A Ria Formosa é considerada, apesar dos seus problemas, uma das mais bonitas riquezas naturais do Algarve derivado aos inúmeros ecossistemas e pela sua localização.
O município de Faro é administrado por uma câmara municipal composta por 9 vereadores. Existe uma Assembleia Municipal, que é o órgão legislativo de município, constituída por 33 deputados, dos quais 27 eleitos diretamente.
O cargo de Presidente da Câmara Municipal é, atualmente, ocupado por Macário Correia, eleito nas eleições autárquicas de 2009.